quinta-feira, 15 de abril de 2010

BANHO DE SAUNA EM PENEDO RJ

 
Penedo Cambuí 13 maio 2010 010
Volta e meia me pego meio vagando meio pensando de quando teria sido o meu primeiro banho de sauna em Penedo RJ.
 
Rio das Pedras 06 dez09


Nossa infância e pré-adolescência por aqui ,entre irmãos, primos e amigos( nas fotos, aparecem alguns dos menores com meu pai

foto41

e alguns maiores em pose de atleta), foi sempre tão cheia de diversões e novidades para um menino da cidade que, embora tenha várias recordações sobre sauna, encontro alguma dificuldade de lembrar com detalhes do meu primeiro banho de sauna.

foto25
 
Foi alguma coisa entre 1955 e 1957 e certamente envolveu muitas emoções e ansiedade.
Meu pai era um aficionado por sauna e massagens dos finlandeses e, nesta época, ainda não possuíamos casa na colônia.
foto37
Nossa família se hospedava na pensão da Dona Lisa ( foto acima) e Toivo Uuskallio e eu e meus irmãos mais novos precisávamos ser convidados pelo meu pai para ir ao banho de sauna. Era meio que um ritual para adultos, pelos menos na pensão, ou assim eu imaginava.
Lembro-me muito bem desta sauna, e da longa distância (uns 50m) até o rio para onde todos corríamos fumegando e muito vermelhos para um bom mergulho. Era ótimo.
Quando meu pai comprou nossa casinha na colônia, ainda sem sauna própria, passamos a freqüentar as saunas dos vizinhos finlandeses, naturalmente se convidados fôssemos, o que sempre acontecia, pois meu pai se dava bem com todos.
foto21
Lembro bem do Aimo, do Reino, do Sipila, do Ampulla, do Suni, do Rauno, do Mauno, do Ossi, do Virkelle. Todos tinham nomes bem diferentes para mim. Acho que é fácil concordar, não é?

Já nos anos 60 algumas saunas públicas e pagas surgiram sendo que lembro bem das do Bertell e do Mauno Jordan. Todas muito boas e com direito ao mergulho no rio, naturalmente. Aliás, sauna sem rio não era sauna.

O tal banho de sauna era de um ritual tão diferente que eu apenas ficava observando e escutando a conversa dos mais velhos em torno da temperatura ambiente (falavam em 120, 130 graus Celsius e eu ficava a pensar o significado daquele número dentre outros assuntos, e dos preparativos para a corrida ao ribeirão mais próximo onde nos refrescaríamos nas águas límpidas e geladas do Ribeirão das Pedras( foto mostra um trecho do rio em frente a casa da Da. Hillia) e era quando eu me sentia mais adulto. Não podia comportar como criança, pois corria risco de não ser convidado na próxima.
foto23

Para os adultos não faltava uma cerveja gelada em geladeira a querosene, pois naquela época ainda não tínhamos luz elétrica, e pão preto com salame. Isto certamente era só para os grandes.
Para os miúdos lembro-me de coca cola. Estou certo?

Hoje a sauna tem que ter um cheiro de eucalipto, para fazer lembrar o aroma produzido pelo hábito de tomarmos uma sova, acho que era para abrir os poros e incentivar o suor, com os ramos feitos com galhos e folhas do eucalipto que íamos colher um pouco antes da hora do banho, que quase sempre acontecia em torno das 17 horas.
Penedo  sauna  tiê out 2010 007
Mas o cheiro de sauna que realmente me vem à memória é inimitável, eu acho, nos banhos atuais. Era uma mistura de madeira meio defumada com um vapor meio cheiro de pedra e meio de fumaça, resultando em um aroma bem marcante que entendo ser o da verdadeira sauna finlandesa da colônia. Era muito bom!!!
Sauna tomada, nós voltávamos então para casa todos ainda meio vermelhos, os pequenos menos sujos, apesar de sermos bem esfregados com bucha e sabão e muito escaldados. Nesta noite dormiríamos pensando quando meu pai ia deixar que, novamente, o acompanhássemos neste ritual tão diferente e gostoso. 
Penedo  sauna  tiê out 2010 018
Para aqueles que queiram conhecer um pouco mais sobre sauna , recomendo a leitura do livro de Timo Aaltonen, filho de um dos primeiros imigrantes e  especialista no assunto , denominado SAUNA FINLANDESA, história, rituais e construção ( Editora Edicon  www.edicon.com.br ).

Se por acaso você nunca tomou uma sauna, então venha a Penedo e conheça um dos cem prazeres da vida. Os outros noventa e nove sugiro que cada um faça a sua própria relação.

Até uma próxima aventura ...

4 comentários:

  1. Ah! Otávio, acabei de tomar um bom banho de rio depois da sauna filandesa! Valeu! Beijo, Miriam

    ResponderExcluir
  2. Miriam,
    Foi um banho virtual ou de verdade?
    Como você não para mais em um só lugar, o que faz muito bem por sinal,ficamos na dúvida.
    Qualquer que tenha sido temos certeza que foi ótimo.
    Convidamos vocês para tomar um banho bem gostoso em nossa sauna na sua próxima visita.
    Bjs em todos e saudades.
    Otavio / Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Queridos primos, assim só aumenta a vontade de tomar sauna na Arboretum.
    Já que se falou em cheiros e perfumes de Penedo, lembro com saudades o "perfume" dos lampiões a querosene que eram acesos no fim da tarde anunciando mais uma noite fria e cheia de estrelas.
    Bjs,
    Guto

    ResponderExcluir
  4. Caro Guto,
    É verdade. Tem mais alguns "cheiros" inesquecíveis.
    Veja se concorda:
    Aroma de eucalipto da estrada velha, nos passeios matinais com seu pai; perfume dos lirios-do-brejo das beiradas dos rios e nos charcos da estrada principal( não existem mais estas áreas de escape do rio mas ganhamos enchentes anuais); Cheiro de bosta de vaca do bostal antes do mata-burro da subida do hotel; Cheiro de móvel antigo e casa velha do salão de entrada do Hotel Vilage de Itatiaia.
    Um abraço
    Otavio/Vanessa

    ResponderExcluir