sábado, 25 de fevereiro de 2012

PENEDO RJ : Série Circuito Finlandês – “COLÔNIA” UM PENEDO FINLANDÊS.

        Helicônias 006

         FAZENDA PENEDO ONDE TUDO COMEÇOU !

Penedo é um importante destino turístico localizado no municipio de Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro, fruto de uma interessantíssima colonização finlandesa que se deu a partir de 1929.

      Imigração finlandesa

Tudo aconteceu em uma área, na época bem degradada pelo fim de um ciclo intenso da cultura do café, denominada Fazenda Penedo, localizada no Vale do Paraíba, próxima ao sopé das serras do Itatiaia.

   images

Estes colonos pioneiros começaram a construir, principalmente ao longo das margens do Rio das Pedras, suas primeiras casas e demais construções necessárias ao seu viver incluindo, naquele momento, o surgimento da primeira sauna do Brasil.

      construção finlandesa

 Com o tempo surgiu uma sede social para suas festas, e alguns colonos decidiram oferecer suas residências para a estadia de conhecidos, principalmente vindos do Rio e de São Paulo, onde tinham algum relacionamento, originando-se daí a tradição das primeiras pensões de finlandeses em Penedo.

                                         Toivo Uuskaliio e Lisa

Com o fluxo de turistas crescendo, deu-se início a fabricação dos primeiros artesanatos na forma de tapetes, velas e artigos de bucha, muito admirados pelos visitantes. Sem falar das deliciosas geléias, chutneys, pães artesanais contendo cardamon em sua receita (pullas) além das frutas que todos colhiam em seus pomares, sendo os vários tipos de caquis, um dos mais marcantes e significativos.

           pulla 2

Dito isto, bem recentemente um grupo de pessoas ligadas ao Clube Finlândia e de moradores de Penedo que também vivenciaram esta maravilha de lugar, decidiram criar o Núcleo Histórico de Penedo e que, de comum acordo, passaram a denominar COLÔNIA.

           banner-colonia

É para este núcleo, que engloba uma parcela importante da história, da cultura e de atrativos naturais importantes de Penedo, que estamos buscando, junto a todos os envolvidos na gestão municipal e local, uma atenção maior para sua revitalização e preservação de sorte que, como dezenas de outros locais muito famosos em todo mundo, Itatiaia possa vir a ter também um  mini bairro, digno e respeitado, como símbolo desta única colônia finlandesa do Brasil.

         CF Timo 13

Assim sendo, pretendemos iniciar um movimento para que nossos turistas e visitantes possam, caminhando, conhecer a Fazenda PENEDO, hoje denominada Casarão onde importante projeto de resgate de nossa cultura está a pleno vapor,  o Clube Finlândia com suas sedes sociais, atual e antiga, e o seu rico e lindo museu da colônia, dentre outros atrativos.

          esmeralda 2

Neste local várias pousadas de época ainda existem, sendo algumas bem conservadas. Temos também ateliers de diversos artistas em franco funcionamento, locais para  aluguel de cavalos e charretes para lembrar de como faziam nossos antigos visitantes. Tudo isto sem falar na possibilidade de uma saudável caminhada em suas ruelas , sob a escolta de diversos tipos de pássaros , entre os quais  nossa ave símbolo o Tiê-sangue e , por vezes, tendo  a companhia do Rio das Pedras com seu barulhinho convidativo e um leito forrado por milhares de blocos de rocha arredondados tão peculiares.

                   Tiê sangue Luciana Trigo 20 jan 2011

Tudo dentro deste lindo e bucólico recanto que tanto encantou e ainda encanta nossos turistas e visitantes.

 

                         COLONIA

       Um verdadeiro Penedo finlandês!

8 comentários:

  1. Um post lindo e muito informativo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros Mika e Soile,
      De fato um lindo "post" que começa com uma lindíssima foto do Casarão. Resultado do belo e importante trabalho que vocês desenvolvem em Penedo.
      Valeu...

      Excluir
    2. Obrigado Otávio e Vanessa! O apoio e inspiracão de vocês significa muito para gente. Sem vocés e esta galera legal que agora temos em Penedo, sería impossivel conseguir nosso projeto.

      O ambiente do Penedo está agora melhorando rapido, muito por causa do trabalho que vocès esta fazendo no pousada, no clube e nos blogues. Continuamos todos para frente!

      Abraço, Mika & Soile

      Excluir
  2. Após alguns fins de semana sem ter podido voltar a Penedo, já estou com saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marja,
      Nós também. Neste sábado 3 de março teremos feirinha do Clube Finlândia. Contamos com a sua presença. Abs
      Otavio

      Excluir
  3. Oi, Otávio, oi Vanessa:
    Vim agradecer seu comentário no meu blog, coisa que muito me honrou !

    Admirável esse movimento em prol da preservação da cultura de Penedo. Esse é o caminho para um turismo de qualidade que encanta os visitantes com as lindas histórias e tradições do passado.

    Adoro Penedo desde quando conheci esse pequeno paraíso encantado em 1976.
    Faz tempo não vou ao Rio, mas da próxima vez que for, passarei na Arboretum para visitá-los.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Flora,
      Muito bom! Teremos muito prazer em conhecê-la pessoalmente.
      Encontrarás um Penedo diferente daquele de 1976. Mas, como você bem disse, existe um grupo de pessoas e empresários que sabem da importância de presevar a história e, no nosso caso, o legado desta imigração finlandesa, tão diferente dos demais movimentos imigratórios de nosso país.
      Continue nos presenteando com seus lindos escritos.
      Abraços de
      Otavio e Vanessa

      Excluir
  4. Parabéns pela pousada visite a nossa também, pousada em Maceió www.pousadadoturista.com.br

    ResponderExcluir