sábado, 4 de fevereiro de 2012

PENEDO RJ : Série Circuito Finlandês : EM JANEIRO CELEBRAMOS O DIA DO IMIGRANTE FINLANDÊS.

O ano de 2012 começou com excelentes novidades para todos que gostam do Penedo finlandês, rico em atrativos naturais e culturais. Afinal, é em 28 de Janeiro que comemoramos o Dia da Imigração Finlandesa de Penedo-RJ.

          Escultura Virkelle

Foi realizado então o  1º FESTIVAL DO PEIXE NÓRDICO NA CULINÁRIA FINLANDESA, com a participação de diversos restaurantes da vila, cada qual oferecendo em seu cardápio uma ou mais sugestão de peixes com um toque bem escandinavo, e pelo que se escutou dos turistas que experimentaram esta inovação, foi um verdadeiro sucesso.

                  Banner

Aconteceram também, durante o transcorrer do mes de janeiro, na sede social do Clube Finlândia, 3 bailes típicos e duas edições da Feira do Artesanato da Colônia, sempre com expressiva presença de turistas com muita alegria e diversão para todos. A integração com os colonos finlandeses é sempre bem vinda e apreciada pelos locais e “forasteiros”.

E,  para o encerramento do  festival, celebrando de forma adequada o DIA DA IMIGRAÇÃO FINLANDESA DE PENEDO, em 28 de Janeiro,  foi proferida, no CASARÃO, antiga Fazenda Penedo, uma sequência de 3 palestras.

               Helicônias 025

A primeira, apresentada por Ségio Fargelande, sobre as famílias de imigrantes finlandeses. Foi mais uma oportunidade de informar a todos  os presentes alguns dados sobre esta importante imigração estrangeira de nosso país.

           Helicônias 018

 

Em seguida Mika Peltola apresentou O Projeto Casarão, que envolve a  restauração desta antiga fazenda   do Ciclo do Café do Vale do Paraíba. Com sua simpatia e carisma envolventes, Mika ainda com seu forte sotaque de finlandes recém-chegado ao Brasil, deixou todos os presentes encantados com esta importante  iniciativa, realizada a quatro mãos com sua esposa Soile Viitaniemi, brasileira e filha do mais idoso imigrante remanescente da colônia, o Sr. Armas Viitaniemi.

               Helicônias 040

A terceira palestra, proferida por Otavio de Miranda Santos, apresentou, em nome do Clube Finlândia, uma proposta de criação de um núcleo histórico de Penedo, isto é, um  local diferenciado pela sua importância histórica, cultural e natural, que doravante passaremos a denominar  COLÔNIA.

              Helicônias 009

Este projeto, que tem o apoio dos órgãos municipais, terá uma inimaginável importância na valorização de nossa vila, trazendo para todos nós, e para os  turistas que nos honram com sua visita, mais uma opção de passeio e lazer com real conteúdo turístico .

Ao final, bem ao estilo finlandês, foi servido aos presentes um delicioso café com leite acompanhado do tradicional korvapuusti, um gostoso pãozinho de canela, o que deixou todos  bem a vontade para trocar idéias e opiniões.

          Helicônias 054

Como não podia faltar, uma bela foto foi tirada com alguns dos descendentes de finlandeses, atualmente frequentadores ou moradores de Penedo, mostrando a sede da Fazenda Penedo como pano de fundo.

           Helicônias 051

Realmente foi um mês muito agradável e proveitoso para todos que gostam de Penedo com sotaque finlandês.

                                TERVETULOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário