segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Penedo RJ : Série Passeios - Pescaria na Represa do Funil ( Resende RJ – Areias SP )

PENEDO RJ : SÉRIE PASSEIOS

Recentemente, aproveitando a visita de um cliente da África do Sul interessado em praticar pesca de lazer em nossa região, realizamos um passeio/pescaria na Represa do Funil – Furnas, localizada próxima de Penedo.

Fotos pousada e hotel dez09 051

Trata-se de uma alternativa de lazer  superinteressante para quem visita nossa região.

FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 302 

O passeio é realizado em pequeno barco de pesca, capacidade de 4-6 pessoas, equipado com motor de popa e orientado por um pescador (piloteiro - Chiquinho) muito experiente.

FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 294

Nossa aventura teve seu início por volta das 7h da manhã, na sede do Clube Náutico de Resende, após breves preparativos e conversas visando as dicas de segurança . Não esquecer de levar protetor solar, boné, repelente , água mineral e umas frutas para saciar a fome ao longo do passeio.

FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 334

Embarcamos e, de imediato, passamos a sentir a brisa fresca fustigando nossos rostos. Uma sensação deliciosa.

Seguimos em frente  admirando as margens da represa, cercados pelas marolas produzidas pela embarcação e observando ao longe os  pássaros a cruzar  nosso trajeto e o visual da represa em si e, por vezes, ao fundo a  Serra do Itatiaia . Muito lindo …

FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 300

Alguns pontos de pesca foram visitados , ora para pescar as iscas (lambaris), ora para tentar algo maior ( corvinas, tucunarés, etc.). A gente sabe que eles estão lá. O difícil é pescá-los. Quero dizer, para quem só quer se divertir e entende pouco das manhas destes seres aquáticos.

FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 301

Ao longo do passeio encontramos uma  pequena pousada, sem qualquer luxo, localizada as margens da represa  já no município de Areias-SP.

Possui  um pequeno restaurante, com um lindo visual da represa, que serve uma comida bem simples a base de peixe frito. Uma ótima alternativa  para matar a fome e relaxar  neste belo local.FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 310

Esta propriedade possui ainda um pequeno  criadouro de tilápias para venda comercial aos pesqueiros de lazer da região.

FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 313

Como bom geólogo, que sempre  busca informações da natureza local, e um papo com o piloteiro nos levou a um ponto da margem  onde encontramos um veio de quartzo muito fraturado contendo cristais de turmalina preta e  muscovita. Nada mal para manter o gosto por estas espécies inanimadas da natureza. Aliás, este foi o melhor material resultante de nossa pescaria , ou melhor, garimpagem.

Geologia 002

 

Enfim , é um belo passeio e uma oportunidade de desfrutar nossa linda natureza.

Recomendamos …………

3 comentários:

  1. Olá tem como você me passar o contato do barqueiro chiquinho, pois pretendo ir pescar lá na represa e não tenho nenhum contato. Meu email é ronaldogmartins@hotmail.com

    Ronaldo Martins

    ResponderExcluir
  2. Gostaria do conato do barqueiro Chiquinho para pescaria na represa. Grato prfabio@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostaria do conato do barqueiro Chiquinho para pescaria na represa. jhonescristian@gmail.com

    ResponderExcluir