sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Penedo RJ : Série Circuito Finlandês

 

PENEDO RJ :  CIRCUITO FINLANDÊS

Com a chegada de dezembro, mês em que se comemora o Natal , fiquei a imaginar que tipo de presente ou  contribuição poderíamos oferecer aos turistas que visitam Penedo, Itatiaia-RJ,  a única  colônia de finlandeses no Brasil.

figura01

Bico de pena de Alva  Fagerlande retratando Penedo nos anos 50.

Pensamos então em preparar  o que denominaremos o CIRCUITO FINLANDÊS DE PENEDO.

Penedo

Colono com filho, enxada e frutos.

E por que surgiu esta idéia?

Temos uma  pousada na vila ( www.arboretum.com.br )  e sempre mantemos  contato com diversos turistas que nos visitam , quando somos frequentemente questionados por estes com relação a ainda existência de um legado finlandês em Penedo. Muitos até acreditam que nada mais existe, que nada ficou. O que está longe de ser correto.

Pousada Museu Divs. 035

Um pouquinho do Museu Finlandês Eva Hilden.

Podemos até afirmar, com uma ponta de tristeza, que a grande maioria dos  visitantes vão embora sem conhecer  nada ou quase nada mesmo, desta linda e diferente cultura escandinava.

CF Peq. Natal 27 nov 2010  2

Todo dezembro tem Duendes e Papai Noel no Clube Finlandês.

Portanto, nesta série de publicações  tentaremos, dentro do possível, falar um pouco do que este visitante ainda poderá  ver e viver  do atual Penedo finlandês. Vocês verão que não é pouco.

PKY

Grupo de Danças Folclóricas PKY.

Esta série será composta por pequenos textos sempre acompanhados de “links” onde muito mais detalhes poderão ser obtidos sôbre o assunto abordado.

Falaremos sôbre a cultura , os costumes, o folclore, a culinária, os artistas atuais e os que já nos deixaram, o clube e o museu, as pousadas onde ainda se encontra a forma simpática de receber das antigas pensões finlandesas , e muito mais.

Começamos esta empreitada sem hora para terminar. Tomara que dure, pois estaremos escrevendo do que vivemos e gostamos.

centro turístico de Penedo 024

Centrinho turístico nos dias de hoje.

Participem e comentem. Será uma forma super legal de compartilharmos esta linda cultura escandinava.

Enfim, esperamos que gostem e que desta forma, esta série de assuntos finlandeses seja um belo presente natalino aos nossos visitantes e, também, para a nossa vila ……seus colonos……   Penedo……..

TERVETULOA /  BEM-VINDO

 

4 comentários:

  1. sassa hakkinen sjhlander15 de dezembro de 2010 às 06:42

    hei
    encantada com o blog...original,transmite carinho e com certeza desperta a vontade de conhecer esse
    pedacinho de Suomi fincada nesse belissimo local brasileiro
    Que tristeza da ma vontade da sra Vanessa qdo no telefone desencorajou reserva presente de 5dias para 1 jovem fotografo, necessitado de sossego,amante incondicional de Fi.,msm pagando diaria dupla

    ResponderExcluir
  2. Cara Sra,

    Primeiramente gostaríamos de agradecer suas palavras de reconhecimento quanto aos objetivos do blog que editamos.

    Como rotina temos o costume de procurar conhecer as expectativas de todos que buscam informações de hospedagem em nossa pousada para, desta forma, tentar melhor atendê-los.

    No seu caso, foi isto que fizemos, mas, por razões diversas, fomos mal interpretados, porem, como sempre, nunca fomos mal educados ou desatenciosos com a senhora.

    Finalizamos pedindo sua compreensão e que aceite nossas desculpas pelo ocorrido, que está muito distante do que somos como pessoas e da forma que relacionamos com nossos clientes.

    Atenciosamente

    Vanessa/Otavio

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo blog maravilhoso! Ficamos encantados.

    Informacões importantes e dicas excelentes apresentadas com muito carinho e respeito á nossa região.

    Mika & Soile

    ResponderExcluir
  4. Caros Mika e Soile,
    Agradecemos suas impressões sôbre nosso blog.
    Como vocês, acreditamos muito em um Penedo típico,qual seja, uma linda natureza, um rico legado finlandês e uma região repleta de atrativos turísticos.
    Aproveitamos também a oportunidade para reafirmar nossa admiração pelo trabalho de restauração e recuperação que vocês realizam na Fazenda Penedo, atual Casarão e que, certamente, se tornará um ícone para todos que valorizam o turismo voltado para a cultura e para a natureza.
    Abraços de Otavio/Vanessa

    ResponderExcluir