sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Viva a natureza em Penedo outubro de 2009

 

A primavera está por completar o seu primeiro mês em nosso hemisfério.
As temperaturas mais baixas de nosso inverno já nos deixam, e é hora de limpar as lareiras que tanto prazer deram aos nossos hóspedes nas noites de friozinho em Penedo.

                            Externa - Jardins I

Chegam também as flores e começamos a sentir, em nosso espaço, os mais diversos perfumes que produzem, e esperar pelos frutos que logo iremos saborear em companhia das borboletas multicoloridas.

 
BORBOLETAS

Começam a aparecer as novas folhas dos caquizeiros, taperebás e muitas outras árvores que costumam ficar “carecas” no inverno.

                  Flores do taperebá dez09
É também, no início da primavera, quando a jabuticabeira, que perdeu grande parte de suas folhas ao longo do inverno, surge com uma folhagem em tom de cobre de impressionar.

                           Jaboticabeira 3

Isto logo após sua frutificação que pintou seus galhos de preto de tanta frutinha. Haja passarinho. Linda!

Este ano, como nunca havíamos antes notado, os tucanos resolveram aparecer diariamente, para fazer a alegria de nossos visitantes. É quando nossos hóspedes perceberão que o zoom 3X de suas digitais é insuficiente para produzir uma prova inconteste de sua nova descoberta. Não importa.

                    Tucanos 20set2010 jabuticabeira arboretum 006

Seus cantos rasgados, vindos das matas que nos cercam, iniciam já na madrugada, e suas visitas aos pares ou em grupos acontecem ao longo de todo o dia. A passarinhada miúda se agita em estado de alerta, contra estes belíssimos predadores, na defesa de seus ovos e de sua prole.

Surgem as primeiras ventanias e chuvaradas. É tempo do ribeirão ganhar volume, e tentar limpar seu fundo de algum produto que ganhou de presente de algum mal educado, ainda não tão preocupado com a preservação em geral. Ah!!  educação..........
                   Helicônia 01 dez09
Enfim, tempo de passarinhada nos frutos e floradas, vaga-lumes ou pirilampos enfeitando o escuro da noite, banhos de sol na piscina e nas cachoeiras da região.

Hora de visitar o Parque Nacional de Itatiaia e observar tudo que disse acima, multiplicado por dez.
                  FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 213
Bem vinda a primavera e todos aqueles que a admiram.

Um comentário:

  1. Otavio, mas que paraizo eh este!? Que seja muito bem vinda nossa prima Vera!!! beijo Miriam

    ResponderExcluir