quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PENEDO - RJ A ÚNICA COLÔNIA FINLANDESA DO BRASIL

 
Imagen 003
 
Localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a vila de Penedo é atualmente um importante destino turístico da região sudeste do estado ,  denominada REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS. Pertence ao município de Itatiaia cuja sede administrativa do município dista 18 km. Seria como um distrito composto por vários bairros, alguns servindo de moradia e suporte comercial aos residentes e, outros com características predominantemente turísticas.
A vila surgiu em 1929 com a compra de uma antiga fazenda de café por parte de um grupo de finlandeses capitaneados por Toivo Uuskallio com uma proposta de implantar uma comunidade que viveria em consonância com a natureza tropical. Por vezes, dificuldades de adaptação na nova terra, tão diferente no clima e costumes, resultou no retorno para sua terra
natal,  por parte de alguns destes imigrantes.

Fazenda Penedo 05 Dez 09
Os anos passaram e vários projetos foram implantados pelos que aqui ficaram, visando a obtenção de renda para sobrevivência até que, com a chegada da Segunda Grande Guerra, muitas dificuldades surgiram com a principal atividade econômica da época ( que era o cultivo de enxertos  de cítricas para venda aos produtores da baixada  fluminense) levando ao fim as idéias pioneiras destes diferentes seres para nós brasileiros.
Fotos pousada e hotel dez09 081
 
 
O seu legado, no entanto, baseado em uma vida natural, banhos de sauna e mergulhos nos ribeirões cristalinos, sua alimentação diferente, farta e gostosa, além da alegria dos bailes de todos os sábado, quando dançavam ao som de polkas e outros ritmos do norte, atraiu para Penedo um sem número de visitantes, oriundos principalmente do Rio e São Paulo, que acabaram se tornando turistas assíduos ou  proprietários de residências na vila onde gozavam férias e descansos de fins de semana com toda a família.
E foi para suprir esta nova demanda que várias famílias de finlandeses começaram a receber visitantes em suas residências adaptadas, o que estreitou e atraiu ainda mais os turistas para Penedo. Surgiam as famosas pensões dos finlandeses sendo que algumas existem até hoje, operadas por descendentes ou mesmo antigos freqüentadores do lugar.
 
foto33
( vide foto acima do casal Emil e Lidia Reyman em frente a sua pensão, atual Pousada Arboretum,  www.arboretum.com.br).
Hoje, são dezenas de hotéis, pousadas, restaurantes e lojinhas de artesanato, além do rico entorno natural da região, cheio de trilhas e cachoeiras, fazendo  com que este lugar da região sul fluminense seja um dos mais procurados por todos aqueles que buscam um programa turístico, gostoso e  diferente .
FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 173
Este ano está sendo comemorado o aniversário de 80 ANOS DA COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO. Como não podia ser diferente, recebemos muitos turistas de todo o Brasil e da Finlândia, tivemos muitas festas e brincadeiras típicas para registrar este importante feito, o que foi mais um motivo de alegria para  todos que admiram e residem neste belo lugar.

Um comentário:

  1. Gostei de ver a foto do casal Reyman e acho que o casal Miranda está saindo melhor do que a encomenda. A história continua sendo contada por dois amantes, também da natureza! Beijo, Miriam

    ResponderExcluir