quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O abacaxi da pousada e outras estórias desta bromeliácea.


 

O ABACAXI DA POUSADA E OUTRAS ESTÓRIAS DESTA BROMELIACEA


Dentro da rotina de compras da pousada, sempre que encontramos na frutaria um abacaxi com pinta de doce, e como é difícil acertar, compramos para servir como uma das opções  do  nosso café da manhã.

              Abacaxi set 2010 053
Acontece que sempre que o preparamos surge uma tristeza enorme em jogar a coroa espinhenta na composteira e, então, damos um jeito de encontrar um espaço em um dos nossos canteiros para que brote e  siga sua vida.

Como o abacaxi pertence a  Família das Bromeliácea, Gênero Ananás,  o torna uma planta muito rústica, isto é,  bem fácil de cultivar. Resultado, temos pés de abacaxi de várias espécies espalhados em nossos jardins.

            Abacaxi e  beijinho e AbacaxiFotos Pousada 27 Set 016
De tempos em tempos surge do centro de suas folhas uma inflorescência o que costumamos chamar de fruto do abacaxi. Na verdade são dezenas de frutinhas, denominadas  frutilhos, todos bem juntos formando um conjunto na forma de uma espiga que vem a ser o que chamamos fruto do abacaxi. Normalmente suas flores são azuis bem pequenas e são bem observadas logo no início do surgimento da inflorescência.

                           Abacaxi set 2010 055

O resultado desta diversão é a produção de pequenos frutos, já que não temos a intenção de produzi-los com técnicas de cultivo corretas para comercialização mas, sim,  para decorar nosso jardim e puxar assunto com nossos hóspedes mais curiosos com as maravilhas da natureza.

Não raro surgem pequenos frutos muito doces o que nos deixa plenamente recompensados ao saboreá-los, tornando nossa vida do campo ainda mais compensadora.


             Abacaxi set 2010 056
Também não é incomum encontrar uma espécie  de ananás bravo ou do mato, nas margens dos ribeirões e córregos de Penedo e região. Quando seus frutos estão maduros não recomendamos tentar comê-los  pois são extremamente ácidos, mesmo intragáveis. Melhor deixá-los enfeitando nossas trilhas.

Falando de abacaxi surgiram lembranças da minha infância em Copacabana.

              Pipas Praia de Copacabana - Anos 60
Uma delas diz respeito a um vendedor de abacaxi da praia que carregava um cesto enorme na cabeça cheio de abacaxis. Naturalmente que entre o cesto e a cabeça havia um pano bem enrolado para diminuir e aliviar esta carga. Suava tanto! Se não estou enganado tinha uns blocos de gelo para refrescar as frutas e, provavelmente, a cabeça do coitado. O senhor tinha uma destreza impressionante ao preparar a fruta, e não ficava nada que não a polpa e, sem dúvidas, eram os mais doces que já comi. Devia custar uns 5 cruzeiros  e era preciso fazer uma vaquinha entre amigos para saboreá-lo.
               ABACAXI VENDEDOR
A segunda lembrança é a do sorvete (picolé) de abacaxi da Kibon. Junto com o Jájá de côco e o Chicabon de chocolate, era tudo de bom. Lembro da confusão que se armava se alguém pedia um pedacinho e tirava quase meio sorvete.....o verão  esquentava ainda mais.

Finalmente vem a lembrança dos filhotes de abacaxi que vinham ao redor da fruta parecendo uns periquitos. São brotos laterais da fruta e eu pegava todos para brincar, sei lá hoje do quê e o quê pensava. Hoje as frutas não mais trazem estas relíquias. Ocupam espaço e quem iria  brincar com elas?

                 ABACAXI BROTOS LATERAIS
Enfim, hoje enquanto preparo a fruta do desjejum fico a lembrar dos bons tempos de pré- adolescência  quando a tecnologia se limitava aos trens elétricos, autoramas e Mec- Bras(sem motor). Visite o  endereço adiante  e boas recordações . Tem a foto de um moleque brincando que até parece um de meus 8 irmãos (http://fotolog.terra.com.br/outromundo:352 ).
Ah...tinha também carrinhos de bateria e controle remoto. Faltaram  os aeromodelos com ou sem motor que nos deixava felizes ao terminar uma montagem e fazê-los voar e, as vezes , mergulhar de ponta ......Crash !!!!!!!!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Otavio, seu abacaxi acabou me deixando com água na boca. Estou aguardando o voo da Trip pra Carajás (atrasado mais de 4 horas) e resolvi dar uma passada pelo seu blog. Delicioso!!! Acho que vou começar a decorar meu jardim tb. Beijos, Miriam.

    ResponderExcluir
  2. Otavio & Vanessa,

    Estou adorando as estorias, as vezes tenho a sensacao de estar ouvindo o Otavio conta-las, pois ele sempre foi chegado numa boa prosa.
    Ja me tornei fa de carteirinha deste blog.
    Beijinhos, valeria

    ResponderExcluir