sábado, 28 de agosto de 2010

O Bicho-pau ( Phibalosoma phyllinum )


Um dos insetos mais interessantes,bonitos e curiosos, entre tantos que volta e meia visitam nossa pousada em Penedo RJ, é o Bicho-pau.
Penedo divs 24 junho 2010 011
Encontrá-lo significa que a linda natureza de Itatiaia está presente, como que pedindo para que percamos alguns minutos para admirá-la.
Penedo divs 24 junho 2010 010
Este apresentado nas  fotos , pelo seu tamanho ( +- 30cm ), parece ser uma fêmea.
Quando o encontramos em um arbusto , junto aos seus galhos , é difícil distingui-lo, tal sua capacidade de se  camuflar.
Penedo divs 24 junho 2010 002
É muito bonito ver sua quase eterna imobilidade, como se nossa presença nada tivesse a ver com êle. Ainda bem que é assim.
Olha como parece uma bailarina em pose eterna para a foto.
Penedo divs 24 junho 2010 008 
O texto abaixo foi retirado da Wikipídia e serve para que, de uma forma mais acurada e completa, você possa conhecer um pouco mais deste lindo inseto de nossa exuberante fauna.
Bom proveito!
“Bicho-pau é o nome dado aos insetos da ordem Phasmatodea que são semelhantes a um pedaço de madeira ou graveto[1].
Em algumas regiões os ortópteros da família Proscopiidae são também chamados por este nome.
É um insecto herbivoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem um ótimo disfarce contra predadores.
Uma curiosidade sobre o bicho pau é o seu andar, ele anda devagar e se balançando, assim ele simula um galho (ou folha) acariciado pelo vento. Quando adulto, os machos diferenciam-se das fêmeas por serem menores, mais finos e possuírem pequenas asas que lhe permitem realizar pequenos voos. Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada (partenogênese).”

9 comentários:

  1. Olá Otávio e Vanessa !!! nossa, o blog está lindo mesmo ... as fotos lindas de Penedo, os artigos muito bem escritos ... vontade enorme de estarmos aí ....
    Um grande abraço,
    Andréa e Lincoln

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos,
    Bom saber que gostaram do artigo do bicho-pau.
    Precisamos manter viva todas estas criaturas que tornamm nossa região encantadora.
    Apareçam em breve.
    Abraços
    Otavio/Vanessa

    ResponderExcluir
  3. É tão bonitinho, é bom saber que pessoas se importam com a natureza, a biodiversidade da natureza. Obrigada pelas belas recordações que tive e tenho com vocês!
    Bjs, Camila!

    ResponderExcluir
  4. Querida Camila,
    Nosso blog tem como alvo principal pessoas como você. Inteligentes e com grande sensibilidade por tudo que diz respeito a proteção da natureza de nosso lindo planeta.
    Aproveitamos para recomendar a leitura de outro artigo do blog cujo endereço vem a seguir: http://blblogdapousadaarboretum.blogspot.com/2010/08/serie-natureza-de-penedo-rj.html
    Tem uma foto de um esquilo muito lindo.
    Recomende sua leitura ao Pedro.
    Beijos dos tios e padrinhos Otavio e Vanessa

    ResponderExcluir
  5. Oi tia Vanessa e tio Tata, tá muito legal o blog de vcs. Adorei todas as fotos e reportagens.Estamos com saudades de vcs. Espero que a gente possa passar uns dias aí. Bjs. Pedro.

    ResponderExcluir
  6. Que bicho-pau fantástico! Mostrei para meus alunos. Uma aluna disse que fazia insetários (para criar) durante o curso de biologia e que tinha inveja dos colegas que conseguiam fazer insetário de bicho-pau, ela não conseguia. Bom, O Arboretum é um insetário natural!
    beijos Isabel

    ResponderExcluir
  7. Em resposta aos anônimos famosos agradecemos seus interessantes comentários.
    Descendo do muro, respondemos....
    Ao Pedro,informo que temos também um galo terrível que insiste em cacarejar toda manhã no pé da minha janela. Aguardo sua vinda em breve para resolver esta parada.
    À minha cunhada cientista, aguardamos sua visita pra um banho de sauna ( leia blog Banho de Sauna em Penedo ) e um bom gole de pinga. Ih!! acho que entreguei.....
    No mais, eu pensava que tirica só dava nos cantos do meu gramado. Truco...SP que espere...
    Abs
    Otavio/Vanessa

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal.

    Gostei muito das fotos e do texto, poucos sabem das diferenças entre o bicho pau e o taquarinha...Muito bem explicado por voce.
    Felicidades, aguardo sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Caro " Borboletas ",
    Bom saber que um especialista tenha gostado do nosso texto, visto que somos apenas curiosos e simples amantes de tudo que pertence ao nosso mundo natural.
    Conheci e passarei a seguir o " Borboletas".
    Muito bonito, lindas fotos e conteudo super interessante .
    Mantemos contato.

    ResponderExcluir